3 Mitos e Verdades sobre os Alimentos

suco-de-frutas

Alimentos saudáveis: mitos e verdades

Dependendo do que é ingerido diariamente, o indivíduo poderá estar ingerindo um medicamento ou um veneno através da alimentação. Há 2.400 anos, Hipócrates, o pai da medicina moderna, já falava: “Que seu remédio seja seu alimento e que seu alimento seja seu remédio”. Então, é importantíssimo esclarecer o que há de bom e de ruim dentro da nutrição atual, ou seja, desmistificar questões.

1) “Suco de frutas como uma bebida saudável.”

Dizer que o suco de frutas é uma bebida saudável é um mito. A fruta em si é um alimento saudável, mas ela contém um açúcar chamado frutose. Assim, ao comer uma fruta, a frutose é ingerida com os demais nutrientes e fibras. Ao processar a fruta para transformá-la em suco, ocorre a quebra dessas fibras e o indivíduo ingere basicamente a frutose. Esse açúcar é 100% metabolizado no fígado e ao quebrar essa fibra, a absorção da frutose é muito rápida.

Assim, o fígado acaba sendo incapaz de neutralizar toda a toxicidade do referido açúcar. Desse modo, a frutose não processada pelo fígado se transforma em gordura, culminando na chamada esteatose hepática, que é um estágio intermediário para o desenvolvimento da cirrose hepática. Existem diversos estudos demonstrando que, devido ao malefício da frutose ingerida sem as fibras, o consumo diário de suco de frutas causa, em longo prazo, contribui para o surgimento da cirrose hepática. Portanto, o ideal é sempre comer a fruta in natura. Diante disso, as bebidas perfeitas seriam a água e a água de coco.

Veja mais em: http://kimera.net.br/frutas-que-emagrecem/

2) “Refrigerante faz mal”.

A ideia de que o refrigerante é nocivo é realmente verdade. Atualmente, as pessoas já conhecem o tamanho do mal provocado por essa bebida, restando apenas saber o porquê. Existem várias causas que explicam o malefício atrelado ao refrigerante, mas duas são consideradas principais. Uma lata de refrigerante convencional contém cerca de 9 a 10 colheres de sopa de açúcar. O problema das versões light e zero reside na adição de adoçantes, que são ainda piores.

Ninguém, em sã consciência, pega 10 colheres de açúcar, mistura em copo d’água e toma. Além disso, o processo químico inerente ao refrigerante também envolve adição de sal. O cloreto de sódio anula todo o doce que seria proporcionado pelas 10 colheres de açúcar. É por essa razão que, ao tomar o refrigerante o indivíduo continua com sede, o que o induz a tomar mais. Trata-se do processo alimentado pelo mercado, uma vez que a ideia do fabricante é sempre manter o usuário consumindo.

Outro ponto a ser observado no refrigerante é o seu pH. A bebida é acidificada através de gás carbônico. O pH do refrigerante chega a 2,5, sendo que o pH do sangue oscila entre 7,35 a 7,45. Assim, para se ter ideia da diferença entre os índices, basta lembrar que o pH possuo escala logarítmica. Portanto, a distinção entre as taxas de ambos os pH chega a 100.000 vezes. Desse modo, para neutralizar 1 copo de refrigerante seria necessário consumir 32 copos de água, desde que ela seja de ótima qualidade e com pH acima do sanguíneo, ou seja, superior a 7,0.

Logo, as pessoas nem devem pensar em beber refrigerante. Muitos pais tem a ideia de bloquear o refrigerante durante a semana, liberando a bebida no decorrer do fim de semana. Como se trata de um veneno, o ideal é que o refrigerante não seja ingerido nem mesmo nos finais de semana.

3) “Ovo é um alimento perigoso, que engorda e eleva o colesterol.”

Trata-se de mais um mito. O ovo, segundo os estudantes de nutrição (nutrologia), é o segundo alimento mais completo existente. Tanto isso é verdade que, o ovo, se mantido o processo natural de desenvolvimento, gera uma vida (na forma de um pintinho). O ovo contém aproximadamente 20 aminoácidos, 14 minerais e 12 vitaminas, logo, é um alimento riquíssimo.

A gema do ovo tem dois nutrientes importantíssimos para a saúde ocular: zeaxantina e luteína. Esses elementos são fundamentais para a prevenção da degeneração macular. Isso significa que o ovo previne a perda de visão ao longo de nosso envelhecimento. Assim, todas as pessoas devem comer ovos todos os dias.

Créditos: Kimera termogênico

Leave a Reply

will not be published

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>