Como Ter uma Vida Saudável?

isometria

Dicas para uma vida saudável

Para quem deseja ter uma vida mais saudável é importante fazer várias refeições durante o dia, com pequenos lanches entre as refeições principais. Deve-se também incluir a prática de atividade física, a qual pode ser realizada tanto em academias como também em outros tipos de ambiente.

O salutar é praticar algum tipo de atividade física todos os dias. Entretanto, devido à rotina apertada, é recomendável um mínimo de 3 a 4 vezes por semana.

Cardápio saudável

Lanche da manhã

Existem muitas dúvidas em relação ao tipo de alimentação mais recomendada para as pessoas que treinam durante a manhã. Muitos acreditam que, uma vez que vão se exercitar nesse período, não existe a necessidade de se alimentarem. Entretanto, sabe-se que essa afirmação é equivocada, e esse comportamento pode gerar hipoglicemia e fazer o indivíduo se sentir mal.

Deve-se buscar ingerir alimentos que suplementem a necessidade do indivíduo dentro do tipo de exercícios que ele irá praticar. Isso pode ser feito de uma hora até 30 minutos antes do início da atividade, desde que sejam evitados alguns alimentos, que podem causar transtornos durante a prática de exercícios.

Assim, para o lanche da manhã antes da atividade física, sugere-se que a pessoa ingira um carboidrato, como pão integral, por exemplo. Duas fatias desse alimento já são suficientes para garantir a energia que o organismo necessita. Já a proteína pode ser encontrada no peito de peru, lembrando sempre que deve-se evitar o uso da manteiga, alimento muito  gorduroso.

Outra fonte de proteínas que pode ser ingerida é o leite desnatado à base de soja, ou ainda um leite desnatado comum, caso seja de preferência da pessoa. Dessa forma, o organismo estará bem alimentado para iniciar as atividades físicas, desde que elas não sejam de longa duração.

Você já ouviu falar da Goji Berry e seus benefícios? Clique aqui para saber mais: http://gojiberry.click/beneficios/

Almoço

No caso de pessoas que treinam na hora do almoço, algumas recomendações são feitas. Se o indivíduo realiza seu treino logo após o almoço (até duas ou três horas depois), ele deve evitar alimentos como feijão, brócolis e couve-flor, que são produtores de gases e que podem fazer a pessoa se sentir mais estufada. Alimentos como o arroz integral, cenoura, aipo, salsão e tomate são recomendados e contém todas as vitaminas necessárias. Como proteína, sugere-se a ingestão de salmão, atum ou sardinha, ricos em Omega 3 e fontes de um tipo bom de gordura que o organismo necessita, e que será revertida em músculo.

Para as pessoas que não gostam de peixe, pode-se usar uma carne magra, como peito de frango grelhado. Sugere-se o uso de apenas um pouco de tempero, e que seja utilizada a gordura da própria carne para dar o sabor ao prato.

Final do dia

Muitas pessoas possuem achar não ser saudável ingerir carboidrato ou comida pesada após as seis da tarde. Essa afirmação é equivocada, uma vez que o organismo precisa de carboidrato inclusive para liberar melatonina, hormônio responsável pela indução do sono. Entretanto, deve-se lembrar de sempre ingerir uma quantidade correta de alimentos, sem exageros. O segredo de muitos aspectos da vida está no equilíbrio, principalmente no que se refere à ingestão de alimentos.

Fazendo exercícios em casa

Mesmo em casa as pessoas podem realizar diariamente alguns tipos de exercícios.

Bíceps

O exercício denominado rosca-martelo tem por objetivo trabalhar os músculos dos bíceps e é feito utilizando dois halteres. O indicado para iniciantes é num primeiro momento utilizar cargas menores, de 1 ou 2kg, fazendo 3 séries de 12 a 15 repetições cada. Caso a pessoa consiga executar mais repetições por série, melhor será o resultado.

Para executar esse exercício, a pessoa deverá ficar em pé e posicionar o corpo reto, com seus braços alinhados com o mesmo, e efetuar cada movimento erguendo apenas os antebraços até à altura do peito, e então retornar o braço à posição inicial.

Tríceps

Neste exercício também devem ser utilizados halteres, um em cada mão, e o tronco deve ser posicionado levemente inclinado para frente, com uma das pernas apoiada à frente da outra, e então devem ser executados os movimentos dos braços no sentido da frente para trás, como se fosse um leve coice, iniciando com os halteres na altura do peito.

Deve-se atentar para que apenas os antebraços executem o movimento, ou seja, os braços deverão permanecer imóveis e alinhados com a coluna vertebral. Os antebraços deverão ser estendidos até ficarem em linha reta com os braços, contraindo a musculatura de forma simultânea ao movimento, além do que o movimento à frente deverá ser feito obedecendo um ângulo aproximado de 90 graus em relação ao úmero. Para este exercício também devem ser feitas 3 séries de 12 a 15 repetições.

Isometria

A isometria é um exercício que trabalha a musculatura do abdômen, e para realizá-lo a pessoa deve apoiar os dois cotovelos no chão e estender as pernas de modo que apenas os cotovelos e a ponta dos pés toquem o chão, fazendo com que o corpo fique como se fosse uma ponte. Posteriormente, contrai-se a musculatura e mantém a posição por 30 segundos em cada uma das 3 séries.

Créditos: http://gojiberry.click/

Leave a Reply

will not be published

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>